©  2017 Clínica MedSeg Service Ocupacional                                   

Rua Augusto César, 211, Fundinho - Uberlândia - MG

Rua Coronel Lindolfo França, 119 Centro Araguari - MG, 

Tel: 034-3021-3016

034-3305-1874  -  9.8898-7080

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon

PCA – Programa de Conservação Auditiva – NR-7.

 

PCA – PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA – NR-7

A Medseg Service Ocupacional desenvolve para a sua empresa o PCA, de acordo com as exigências das normas vigentes.

 

O Programa de Conservação Auditiva, também conhecido como PCA, é um conjunto de medidas que tem por objetivo prevenir a instalação e ou evolução das perdas auditivas ocupacionais provenientes da atividade laborativa..

 

O PCA tem por objetivo garantir a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a altos níveis de pressão sonora, evitando assim a surdez induzidas por ruídos ou agentes nocivos.

 

Esse processo tem que ser contínuo, eficaz e de implantação de rotinas dentro das empresas, sendo assim, onde houver o risco para a audição do trabalhador existirá a necessidade de implantação do PCA.

O ruído associado a agentes químicos, radiações ionizantes, frio/calor/vibração e alguns tipos de acidentes são agentes ocupacionais que pode levar as perdas auditivas.

 

Portanto, o PCA é considerado um conjunto de medidas coordenadas que objetiva prevenir a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, sendo que, obrigatoriamente ele deve permanecer integrado com o PCMSO e o PPRA. dessa forma, sempre que houver o risco para a audição do trabalhador é necessária a implantação do PCA.

 

O documento que explana sobre o PCA encontra-se em acordo com a Portaria Nº 19, de 9 de Abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego, no qual determina a obrigatoriedade da implementação do PCA em todo ambiente de trabalho que possua Níveis de Pressão Sonora Elevados.

 

O PCA deve ser realizado como uma parceria de equipe multiprofissional, no qual são necessárias medidas de engenharia, medicina, fonoaudiologia, treinamento e administração.

Em suma o PCA é um conjunto de medidas adotadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.

O presente programa tem obediência a atender a Portaria Nº 19, de 9 de Abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego, o qual estabelece a obrigatoriedade da implementação do PCA em todo estabelecimento de trabalho com Níveis de Pressão Sonora Elevados.

 

Os objetivos específicos do PCA são:

 

• Melhorar a qualidade de vida do trabalhador;
• Identificar funcionários com problemas na audição;
• Diagnosticar precocemente as perdas auditivas;
• Adequar as empresas às exigências legais;
• Reduzir custo de insalubridade;
• Redução de reclamatórias trabalhistas.

Faça o agendamento online da visita de nosso consultor.